Reflexões

Quando Eu Vir O Sangue Passarei Por Vós (parte 3)

O PECADO claramente revelado

 

Poderíamos pensar alto, indagando: “Tem o judeu qualquer vantagem, diante do Eterno, em relação aos goyim?”

Não, de forma nenhuma; pois, pelos preceitos santos da Torah, fica cristalinamente claro que todos, tanto judeus como goyim, estão debaixo do pecado!

Na Torah, o Eterno revela a natureza de todo homem após a queda, uma natureza má, a qual Ele denomina – pecado. Assim, o homem que foi criado inocente vendeu-se ao pecado, tornando-se intrinsicamente corrompido, não habitando nele bem nenhum! (Tehilim 14; 53)

Pecado – A Natureza caída”como está escrito:”

Não há justo, nem um sequer, Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; Não há quem faça o bem, não há nem um sequer” Tehilim 14:1-3; 53:1-3

Esta natureza má produz frutos, os quais o Eterno denomina – pecados: transgressões, rebeliões, iniquidades.

Pecados: manifestação ou frutos da velha natureza – ”como está escrito”

NO FALAR:

“A garganta deles é sepulcro aberto (Tehilim 5:9); com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios (Tehilim 140:3), a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura (Tehilim 10:7).”

NA CONDUTA:

“São os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz (Yeshaiahu 59:7,8)”

NA RELAÇÃO COM DEUS:

“Não há temor de Deus diante de seus olhos.” Tehilim 36:1

Após este libelo, as Palavras da Torah, exposição articulada registrada das provas contra judeus e goyim, Deus traz de volta Sua testemunha, os judeus“que vivem na Lei”, afirmando:

“Ora, sabemos que tudo o que a Torah diz, aos que vivem na Torah (judeus) o diz: escrita

  • para que se cale toda boca,
  • e todo o mundo seja culpável perante Deus,

visto que ninguém será justificado diante dEle por obras da Torah…”  Romim 3:19,20

Nem ainda os judeus! Apesar de sua posição destacada no Desígnio Eterno de HaShem!

Arrazoando com o Eterno para conhecer a Sua Sabedoria, Ele mesmo nos leva a pensar:

Qual, pois, a razão de ser da Torah? E Ele nos responde em Sua graça:

Foi adicionada por causa das transgressões!  Galatim 3:19,

por causa de nossa grande necessidade!

Adicionada à Promessa, por Deus anteriormente feita a e Pactuada com Avraham (Bereshit 12:1-2; 15:18), após a saída da terra de Mizrayim.

Por isso,ninguém será justificado diante dEle por obras da Torah, em razão de que, pela Torah, vem o pleno conhecimento do pecado.” Romim 3:20

E isto é devido ao fato de que o que  HaTorah realmente faz é mostrar às pessoas quão pecadoras são!

A Torah foi promulgada por causa das transgressões, NÃO, para justificação.

Assim, a Lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que:

  • não se promulga Lei para quem é justo,
  • mas, (se promulga a Lei)   para:

transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros, e para qualquer outra coisa que se oponha à retidão, ao Santo de Israel!

Não são estes exatamente os desvios da Retidão que estão cuidadosamente detalhados na Torah?

Assim, ao tomarmos conhecimento desta terrível lista (referente a todos os homens – a você e a mim), que Ruach Hakodesh fez registrar, podemos entender por que o Deus Santo e Amoroso doou a Torah, no Monte Chorev, a Israel, o povo que Ele criou para confiar a Sua Palavra e ser Sua testemunha.

Todo orgulhoso pecador, inclusive aqueles que em Bavel rejeitaram o Deus vivo, precisa saber como foi corrompido pelo pecado e, consequentemente, que está separado da Vida, morto em delitos e pecados.

Por este motivo: HaTorah – para Israel e, através de Israel, o testemunho para o mundo!

 

A Lei – HaTORAH

1- As Tábuas do Testemunho “escritas pelo dedo de Deus”  

Shemot 31:18


2- A Lei / HaTorah e  Os Mandamentos / Mitzvot –

Shemot 24:12


Assim, no Sinai, pela Torah, YHVH revelou:

1. O VELHO HOMEM, ESCRAVO

“Não há justo, nem sequer um… Não há homem justo sobre a terra… Pois, não há homem que não peque.” Tehilim 143:2; Qohelet 7:20; 1 Melachim 8:46

2. E Tzidekat HaTORAH

“Maldito aquele que não cumprir as Palavras desta Torah… A alma que pecar, essa morrerá” Devarim 27:26; Ez 18:4,20

 

 continua…